"Chorar é necessário, mas ser infeliz é opção"

Não tenha medo de chorar. Ame, lute, espalhe sementes. Não viva somente o hoje e não lamente o passado. O futuro é bom, não sofra desnecessariamente. Tenha o sentimendo do mundo em tuas mãos,construa!!!

18 de mar. de 2012

O caminho de Emaus em nossas vidas


Umas das místicas mais forte que existe na bíblia é a mística de emaus. Tenho pensando comigo o quão ela se faz presente, essa caminhada, em nossos dias. As dúvidas dos discípulos, o medo do que fazer dali em diante, em frente ao um fato que lhes marcou. És assim a nossa vida cotidiana.
Os passos incertos que damos pode até nos esmorecer na caminhada. E isso, emaus ensina a importância de caminhar juntos. Sozinho, nada se faz. Mas juntos, tudo se partilha, se constrói e edifica. E surgem, nesse trajeto,a pessoa de Jesus, a pessoa do amigo, do companheiro, da família que explica, aconselha, se presente a nós, como se faz àqueles dois jovens.
E fico imaginando o significado dos discípulos a significância daquele caminho depois. Pensa que ficaram cegos durante a caminhada,não viram seu mestre ao seu lado, mas ouviram suas palavras, me leva a pensar nas cegueiras nossas de cada dia. Detalhes que perdemos, como as pessoas que pegam ônibus todo dia com nós, um árvore que não está presente mais, uma casa que foi demolida ou um porteiro que talvez você só perceba que ele exista quando ele for mandando embora ou tive morrido.
São as cegueiras que nos impede de ver a realidade, de ficarmos trancados no mundo em si. Mesmo os jovens naquele caminhar com jesus, explicando-lhe as escrituras, o porquê de tudo aquilo, os olhos não abriram porque, penso eu, eles não olhavam a pessoa com o coração. Mas ao partir o pão da vida, seus olhos se abriram e viram quem era. Partilha a vida nos faz abrir os olhos que do que mancha a nossa paz,a nossa luta. A cegueira do dia a dia é curada nessa palavra:partilha.
E por fim, a alegria ao fim da caminhada, ao perceberem a vida nesse meio. Foram conta aos seus amigos, foram PARTILHAR. Abriram os olhos, sentiram o perfume das flores, viram o pão da vida. A mística se fez presente na utopia. A vida se fez...

E espero que possamos todo dia descobrir o nosso caminho de emaus, sem medo, abrindo os olhos ao novo, ao infinito, ao pão da vida e a partilha. E com coração, sim, com coração aberto de ouvir quem caminha ao nosso lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário